O sistema PICAXE, como é chamado pelos seus criadores no site oficial, é um sistema britânico baseado em uma série de PICs da Microchip que possuem de 08 a 40 pinos. Na prática é um PIC com um firmware como é o caso do Basic Stamp ou do Basic Step. É relativamente barato e muito fácil de ser usado, pois pode ser gravado diretamente graças ao firmware, não necessitando de
Pinagem do PICAXE-08 |
gravador, mas de apenas um cabo serial simples. O PICAXE parece ser bom pra quem está começando a usar microcontroladores. O ambiente de desenvolvimento é gratuito e utiliza o BASIC como linguagem além de poder ser programado por fluxograma. O PICAXE mais simples ou mais limitado é o PICAXE-08 que possui oito pinos dos quais cinco podem ser usados como entrada ou saída I/O incluindo ADC (conversor analógico digital) de baixa resolução.
Este site tem um material interessante sobre o PICAXE. (em inglês)
Aqui você pode obter o manual do PICAXE. (em inglês).
Aqui você tem o software para programar, simular e gravar. Eu instalei mesmo sem ter o chip. Ele é bastante interessante, traz muitos exemplos e a simulação do programa é muito didática. Quando está simulando o software mostra paralelamente o que está acontecendo com seu programa e com os pinos do PICAXE.
Neste site tem um projeto, passo a passo, de um robô com sensor IR usando o PICAXE. (em português).
Estou pretendendo compra um PICAXE-08M. Depois de testá-lo eu postarei os resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário